sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Cozumel, México

Saímos cedo de táxi até o porto para pegar o ferryboat para Cozumel.

A barca era bem confortável e chegamos em 45 minutos.

O barco saía do porto próximo a 5a Avenida, uma rua de pedestre cheia de lojas famosas e restaurantes!

Dava para andar pela praia do nosso hotel até o porto, mas fomos de taxi.

Quando chegamos em Cozumel pegamos um táxi até à agência do passeio de buggy que tínhamos contratado. Tínhamos entendido que ficaríamos passeando pelas praias de Cozumel e mergulhando com snorkel, mas o passeio foi um pouco diferente.

Terapia para os pés bem popular por aqui. As pessoas colocam os pés dentro de uma caixa de vidro transparente com um monte de peixinhos dentro que ficam dando mordidinhas no pé das pessoas retirando as peles mortas! Não tive coragem de experimentar!

Começamos os quatro em um buggy, parecendo uma lata de sardinha, mas depois conseguimos um segundo carro e nos dividimos.

Tinha um carro líder com os guias e mais uma família de americanos, além de nós.

A primeira parada foi em uma das praias da ilha, que era linda, e com uma bar bem simpático. Ficamos ali uns 45 minutos, tempo suficiente para uma caminhada na praia e uma cerveja.

A segunda parada foi em um vilarejo com casas Mayas, povoado onde acontece a festa dos mortos, para as crianças no dia 1 de novembro e para os adultos no dia 2 de novembro. Há danças folclóricas e as pessoas do povoado que tenham feito alguma promessa, abre sua casa e oferece comida e bebida para os visitantes. Essa é uma festa muito importante e muito do artesanato local envolve peças de cerâmica e outros matérias em formato de caveiras coloridas.

Nessa parada comemos umas tortillas com molho de tomate e uma pasta de semente de abóbora e tivemos aula da língua Maya. Visitamos a casa, vimos o altar de oferendas para os mortos e a igreja do vilarejo. Foi pitoresca a parada!

Na terceira e última parada antes do trajeto de volta ao píer foi em uma praia para mergulho de snorkel e almoço.

O mergulho foi bem bacana! Não se compara a Abrolhos, na Bahia, mas tiramos fotos legais. Ducha de água doce, almoço e voltamos!

Nesse mergulho eu também fui, mas ninguém tirou foto minha!

A ilha de Cozumel só tem 20% de sua área ocupada pela cidade. As praia e a vegetação estão bem preservadas.

As ruas próximas ao píer são bem bonitinhas, mas a parte interna da ilha tem casas bem simples.

A ilha é imperdível!

Já o passeio, apesar de estar com 5 estrelas no TripAdvisor, não tenho tanta certeza. Os carros estavam em péssimo estado. O câmbio não funcionava e os carros não tinham freio! O que foi nota 10 foram os guias! Super simpáticos e solícitos!